As inscrições para o curso de formação em arteterapia estão abertas. As aulas começaram no dia de 02 de outubro. Mas vale ressaltar que tal conteúdo será reposto para o aluno que iniciar os estudos posteriormente.
Informações sobre o curso
A formação em arteterapia tem duração aproximada de três anos, o estágio com atendimento supervisionado começa no segundo ano e dura cerca de oito meses. Além disso, há orientação para o trabalho de conclusão de curso.
Já a forma de estudo é híbrida, portanto, as aulas são ministradas uma vez por semana de maneira on-line e uma vez por mês no ateliê em Niterói - RJ.
Diferencial
Ao longo desse período serão oferecidas diferentes oficinas, tais como: dança circular, pintura em tecido, trabalho com cerâmica ou vidro.
Para os alunos do curso regular serão cobrados apenas os custos dos materiais a serem utilizados.
Detalhamentos
Estrutura da sala de aula e outros ambientes
Mesas com assentos individuais, espaço e colchonetes para atividades de chão. Som, computador, TV, tela de projeção, armários, tanque para a lavagem do material.
As aulas práticas são realizadas em ateliês e ambientes externos, museus e exposições.
Critérios de avaliação dos alunos
É feita uma avaliação da capacidade de interação com grupos e maturidade psicológica para atividades vivenciais, conhecimento técnico e teórico dos conteúdos.
Ademais, são observados a consciência ética e o equilíbrio psicológico devidamente compatíveis com o exercício da prática arteterapêutica. Não obstante, a assiduidade e a pontualidade também são aferidas.
No mais, é preciso avaliar a adequação de planejamento e execução das atividades práticas na realização de oficinas em grupo para o público externo. Por fim, é feita uma avaliação do estágio, bem como a do trabalho de conclusão de curso.
Estrutura da formação em arteterpia
Contamos com uma equipe docente multidisciplinar, o que permite o aprofundamento de conceitos e práticas com especialistas nas diferentes áreas.
Vale ressaltar que cada aula aborda um tema específico, e dois ou mais profissionais compartilham experiências, de acordo com a competência deles, nos assuntos propostos.
A teoria é apresentada por meio de aulas expositivas, leituras, exibição de vídeos, seminários e coordenação de pesquisa – contextualizada pela vivência e práticas pessoais ou coletivas com materiais plásticos e modalidades expressivas diversas: escrita criativa, leitura de contos, lendas, mitos, meditação ou imaginação ativa, atividades corporais, teatrais, musicais etc.
O curso, sob o referencial da psicologia analítica de Jung, é norteado por três níveis com disciplinas de hierarquia e complexidade crescentes e integradas.
No segmento básico atividades apoiam os segmentos seguintes como as técnicas e prática de atendimento com mídias digitais; fundamentos da psicologia analítica e da criatividade; linguagens e práticas em Arteterapia; desenvolvimento do ateliê arteterapêutico; história e apreciação da arte e da cultura.
Já na fase intermediária são abordados os fundamentos psicológicos e psicossociais, as principais patologias mentais, os transtornos do desenvolvimento e os fatores que interferem no comportamento e no processo de ensino e aprendizagem. Também são abordados os critérios da escolha do campo de atendimento prático segundo a capacitação prévia e conhecimentos adquiridos pelos alunos.
No segmento avançado, os alunos procedem à abertura de campos de estágio supervisionado coletivo ou individual em instituições públicas ou privadas sob orientação individual e coletiva, aprofundando conceitos éticos no atendimento e apurando a qualidade técnica.
Para a complementação do currículo são promovidas atividades culturais (visitas guiadas a museus e mostras de arte, oficinas com artistas e artesãos em seus ateliês); tarefas em espaços externos (danças circulares e atividades de rua). Além disso, os debates com especialistas sobre filmes, teatro, shows, mostras de arte, festas temáticas abertas com pesquisa de costume e folclore e as exposições de obras produzidas pelos alunos também colaboram com o objetivo almejado.
Vale destacar que uma jornada vivencial final será oferecida pela turma para participantes externos. Portanto, tal atividade representa a culminância da capacidade para a realização de trabalhos coletivos para grupos.
Programa sumário
Carga Horária Total mínima de 702 h, composta por aulas práticas, teóricas e vivenciais obrigatórias e optativas, estágio (100 horas) e supervisão (100 horas).
Disciplinas Obrigatórias
> Fundamentos e linguagem e práticas em Arteterapia.
> Técnicas, práticas e plataformas de informação e comunicação digital.
> Ateliê terapêutico. Atividades com materiais plásticos. Literatura e cultura
Expressão corporal, dança, teatro e música.
> Fundamentos e história da Arte
> Psicologia Analítica. Campos de especialização em Arteterapia.
> Fundamentos psicológicos e psicossociais.
> Noções de psicopatologia e psicossomática. Arteterapia e saúde mental.
> Ética e postura no exercício arteterapêutico.
> Estágio. Supervisão da prática. Orientação: trabalho de conclusão de curso.
Disciplinas complementares e optativas
> Sistemas religiosos e tradições espirituais.
> Artes visuais e fotografia.
> Caixa de areia (Sand-play).
> Cinema.
> Jogos, oráculos e práticas divinatórias.
> Geometria sagrada. O desenho e o desenvolvimento humano.
Comentários
Postar um comentário